quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Ação Afirmativa para Crianças Negras
Por certo, a escolha desta estratégia de enfrentamento das desigualdades educacionais experimentadas pelos(as) negros(as) não se orienta pelo desconhecimento quanto à evasão deste grupo do ensino médio, antes ainda, do fundamental, como gritam os reacionários (e muitas vezes racistas) anti-cotas. Sabemos que somos poucos(as) a prestar vestibular e menos ainda a chegar à universidade. Mas, ocorre que este é um espaço no qual a disputa pelo poder é intensa, onde são formadas as pessoas que dirigirão o Brasil e suas instituições, onde se produz o conhecimento mais valorizado socialmente, onde se adjetivam positivamente certos conhecimentos e repertórios culturais em detrimento de outros.
Esses motivos fazem com que haja um foco especial no acesso à universidade. Além disso, o Governo brasileiro posicionou a questão na agenda política, quando apresentou suas propostas à III Conferência Mundial Contra o Racismo e, em resposta às desigualdades comprovadas pelas pesquisas do IPEA (1), divulgadas no ano anterior, propôs “cotas para negros nas universidades”.
Laísa...

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